PESQUISAS FOTOGRÁFICAS

SEUS OLHARES SOBRE OS MEUS

Dissertação de mestrado em Tecnologia / Linha de pesquisa: Tecnologia e interação. PPGTE/ UTFPR, 2012.

Carros batidos. Autor(a): Participante da Oficina em São José dos Pinhais – PR. Fonte: Acervo de Carolina Corção.

TÍTULO

SEUS OLHARES SOBRE OS MEUS: O OLHAR DAS CRIANÇAS NO ENTENDIMENTO TÉCNICO-ESTÉTICO E SOCIAL DA FOTOGRAFIA

RESUMO

Essa pesquisa pretende refletir sobre as interações socioculturais no uso técnico-estético da fotografia. Para tanto, seguiu-se uma metodologia de análises de imagens, e observações de práticas de oficinas de fotografia com jovens e crianças de Curitiba e Região Metropolitana, realizadas pela autora anteriormente a esse estudo. As análises basearam-se em estudos da imagem e semiótica visual. Contudo, tornou-se essencial estimular a compreensão dos sistemas de representações como construção social e possibilidades de expressão através da fotografia, tema desafiador em um tempo em que as representações visuais são naturalizadas, sem uma percepção crítica do que nos é colocado diante dos olhos. Partindo de um breve histórico da fotografia, seus modos de utilização na transformação social, buscou-se articular a prática e a apropriação fotográfica na construção do olhar de si, do outro e do entorno. Considerando a percepção um processo interativo e criador, atualizada nos usos da fotografia, tanto como linguagem quanto como aparato tecnológico, faz-se necessário despertar novos olhares e dar sentido a interpretações além das próprias imagens.

Palavras-chave: Fotografia. Tecnologia e Interação. Leitura de Imagens. Crianças.

DOWNLOAD da pesquisa completa em PDF

SOBRE A AUTORA

* Carolina Corção 

LATTES  |  LINKEDIN  |  FLICKR  |  contato@carolcorcao.com

Graduada em Tecnologia em Artes Gráficas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná em 2008, e mestre em Tecnologia também pela UTFPR, onde pesquisou sobre os significados e dimensões sócio-culturais que permeiam a relação entre fotografia e crianças, e como estas se apropriam da técnica fotográfica. Atualmente trabalha como designer e fotógrafa na Idmark Design e Comunicação, e é sócia da Rocket Pixels, empresa desenvolvedora de programas, aplicativos e mídias para aparelhos de tecnologia móbile. É uma das coordenadoras e voluntária do curso HI – Hotelaria Itinerante, projeto social nacional que trabalha com meninas do ensino médio-público na iniciação profissional na área da hotelaria, e idealizadora do Revelando Olhares, projeto de oficinas de fotografia para crianças.

| comentário(s)

TODAS ELAS JUNTAS NUM SÓ SER

Trabalho de diplomação do curso superior de Tecnologia em Artes Gráficas. DADIN / UTFPR, 2011.

Xica da Silva, Flora, Drão, Cremilda, Iracema e Domna. Fotos: Anna Boechat e Lis del Barco.

TÍTULO

CRIAÇÃO DE LIVRO E CARTÕES POSTAIS DE MATERIAL GRÁFICO “TODAS ELAS JUNTAS NUM SÓ SER”

RESUMO

O presente trabalho teve como principal proposta a interação das Artes Gráficas e do Design Gráfico com a música, poesia e fotografia. Para que tal experiência não fosse demasiado abrangente, elegeu-se a canção “Todas Elas Juntas Num Só Ser” de Carlos Rennó e Lenine como representante da música e poesia. Baseadas na interpretação que tiveram da canção e, também nas pesquisas de cunho qualitativo, as alunas desenvolveram a dissertação, as produções fotográficas, o livro e os cartões postais. Em especial, a escolha do livro foi feita em função de sua complexidade e seu potencial em exibir diferentes tipos de habilidades e conhecimentos quanto ao Design Gráfico.

Palavras-chave: Fotografia, Música, Poesia, Imaginário Feminino.

DOWNLOAD da pesquisa completa em PDF

Imagens do projeto fotográfico, livro, postais e exposição

Conheça o livro (para visualizar em tela cheia, clique no centro da imagem):

SOBRE AS AUTORAS

* Anna Lúcia Boechat 

LATTES  |  BEHANCE  |  annaluciaboechat@gmail.com

Graduada em Artes Gráficas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2010). Qualificação em Cinema com ênfase em Produção pela Faculdade de Artes do Paraná (2011). Atualmente é designer na agência de publicidade Opus Multipla, em Curitiba/Pr. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Programação Visual. Link para portfolio: www.behance.net/annaboechat

* Lis del Barco 

LATTES  |  FLICKR  |   lisdelbarco@gmail.com

Graduada em Artes Gráficas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2010) e em Intercâmbio Institucional pela Université de Tecnologie de Compiègne (2009).

| comentário(s)

FOTOGRAFIA E COR

Dissertação de mestrado em Tecnologia / Linha de pesquisa: Tecnologia e interação. PPGTEUTFPR, 2011.

Foto-Esquema 9 - Combinação de cores diádicas tons-rompidos. Foto: Rafael Egashira

TÍTULO

FOTOGRAFIA E COR: OS ESQUEMAS DE COMBINAÇÕES DE CORES CONDUZINDO A CONSTRUÇÃO E LEITURA DE FOTOGRAFIAS

RESUMO

Este trabalho buscou apresentar uma experiência fotográfica vivenciada pelo autor desta dissertação que fosse conduzida pela teoria da cor. Foi assumido que a fotografia colorida é uma construção dupla, no sentido de que tanto a fotografia como a cor não são neutras. Para embasar esse pressuposto, introduzimos elementos da teoria da fotografia que refutam o automatismo do aparelho fotográfico e trouxemos conceitos da teoria da cor que definem a percepção cromática como um fenômeno que envolve o entendimento dos aspectos físicos, fisiológicos e culturais da cor. Ainda no capítulo da cor, apresentamos a harmonia cromática e sua principal ferramenta, os esquemas de combinações de cores. Tais esquemas conduziram a realização de um conjunto de fotografias do qual foram selecionadas quinze imagens para compor esta dissertação. Finalmente, tecemos comentários sobre a presença da cor em sete das quinze fotografias realizadas para esta pesquisa.

Palavras-chave: Fotografia. Cor. Harmonia.

DOWNLOAD da pesquisa completa em PDF

SOBRE O AUTOR

* Rafael Egashira 

FLICKR  |  rafael.egashira@gmail.com

 

| comentário(s)

REVELANDO OLHARES

Monografia de trabalho de diplomação do curso de Tecnologia em Artes Gráficas. DADINUTFPR, 2008.

Layout da cartilha vista aberta. Fonte: Alejandro Akira e Carolina Corção

TÍTULO

PROJETO GRÁFICO DE LOGOMARCA E MATERIAL DE APOIO DIDÁTICO E DIVULGAÇÃO PARA A OFICINA DE FOTOGRAFIA “REVELANDO OLHARES”

RESUMO

Esta monografia trata do Trabalho de Diplomação desenvolvido pelos alunos Alejandro Akira Okumura Magnere e Carolina Corção, graduandos no Curso Superior de Tecnologia em Artes Gráficas do Departamento Acadêmico de Desenho Industrial da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), orientados pela Profa. Dra. Maristela Mitsuko Ono. O trabalho consiste no desenvolvimento de projeto gráfico de logomarca e materiais de apoio didático e divulgação para a oficina de fotografia denominada “Revelando Olhares”, destinada a crianças de oito a 12 anos do ensino público. O material consiste em um conjunto, contendo: cartilha com jogos, brincadeiras e dicas sobre fotografia para o referido público infantil; bottons, adesivos de divulgação de oficina de fotografia e crachás para identificação de professores e alunos de oficina de fotografia. Como resultado do trabalho, apresenta-se, além do documento escrito e um artigo referente, o leiaute do kit proposto.

Palavras-chave: Design, Identidade Visual, Material Didático, Material de Divulgação, Oficina de Fotografia, Crianças.

DOWNLOAD da pesquisa completa em PDF

SOBRE OS AUTORES

* Alejandro Akira Okumura Magnere 

CURRÍCULO  |  LINKEDIN  | alas@alas.art.br

* Carolina Corção 

LATTES  |  LINKEDIN  |  FLICKR | contato@carolcorcao.com

Graduada em Tecnologia em Artes Gráficas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná em 2008, e mestre em Tecnologia também pela UTFPR, onde pesquisou sobre os significados e dimensões sócio-culturais que permeiam a relação entre fotografia e crianças, e como estas se apropriam da técnica fotográfica. Atualmente trabalha como designer e fotógrafa na Idmark Design e Comunicação, e é sócia da Rocket Pixels, empresa desenvolvedora de programas, aplicativos e mídias para aparelhos de tecnologia móbile. É uma das coordenadoras e voluntária do curso HI – Hotelaria Itinerante, projeto social nacional que trabalha com meninas do ensino médio-público na iniciação profissional na área da hotelaria, e idealizadora do Revelando Olhares, projeto de oficinas de fotografia para crianças.

| comentário(s)